O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Cuamba, Luís Raimundo, recebeu nesta quarta-feira, 16 de Abril, a Team Leader da Componente 2 e 3 do Projecto VaMoz Competir – Inclusão Financeira e Desenvolvimento do Sector Privado, Gabriela Rosales-Rogge, para uma reunião de articulação e partilha de sinergias.
Durante o encontro, foram apresentados os principais objectivos e áreas de intervenção do projecto, com destaque para o fortalecimento das parcerias com empresas que compram produtos agrícolas de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e de pequenas propriedades rurais. A iniciativa promove cadeias de valor sustentáveis e oferece apoio através de formação técnica, desenvolvimento de competências e soluções digitais para o registo de propriedades e gestão de processos de mercado.
“O projecto trabalha directamente com produtores locais e facilita a sua ligação com o setor privado, contribuindo para identificar oportunidades e desenvolver soluções alinhadas ao contexto económico local. Em Cuamba, vemos grande potencial para fomentar este ecossistema”, destacou Gabriela Rosales-Rogge.
Por sua vez, o edil de Cuamba manifestou total abertura para colaborar com o projecto, enaltecendo o seu contributo para o desenvolvimento económico inclusivo e sustentável da cidade.
“Esta é uma iniciativa com impacto directo na vida das nossas comunidades. O apoio às cadeias produtivas locais e o fortalecimento da capacidade empresarial dos pequenos produtores é essencial para impulsionar o crescimento económico e melhorar a qualidade de vida no município”, afirmou Luís Raimundo.
O projecto VaMoz Competir é implementado pela GIZ na província de Niassa, em parceria com o JFS, e conta com o financiamento do Ministério Federal da Cooperação Económica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).